Aprenda como funciona o Seguro Garantia

blog-image
Alguns seguros são bem conhecidos, como seguro de vida, de automóvel, residencial… Porém, enquanto todos eles se destinam a pessoas físicas, o Seguro Garantia existe para proteger as empresas, sendo direcionado a quem é pessoa jurídica.

Dito isso, existem vários tipos de Seguro Garantia. Em linhas gerais, essa é a modalidade mais simples e econômica para substituir depósitos judiciais, cauções e retenções em contratos, podendo trazer a possibilidade de coberturas adicionais - como ações trabalhistas e até mesmo multas contratuais.

Quando preciso do Seguro Garantia?
Em várias situações, pois o Seguro Garantia consegue simplificar e baratear diversas ações empresariais. Ele é necessário para participação em uma licitação, para garantir um contrato em execução, para garantir o recebimento de adiantamentos de pagamentos ou para substituir possíveis cauções necessárias na justiça, além de substituir o depósito recursal em ações da justiça do trabalho.

Como faço para contratar o Seguro Garantia?
Além de bastante útil para as empresas dos mais diferentes segmentos, o Seguro Garantia pode ser bem mais simples do que você imagina, especialmente se você escolher uma empresa especializada nessa modalidade de seguro. A Nosso Porto, por exemplo, é autorizada pelas principais Seguradoras do mercado para emitir apólices direto do escritório, conseguindo agilizar bastante os processos da sua empresa. Para você ter uma ideia, no caso de Seguro Garantia para licitações, o limite de crédito da sua empresa pode ser concedido por uma simples consulta do seu número de CNPJ: havendo limite, a emissão da apólice pode sair em minutos!

Quais são as modalidades de Seguro Garantia?
As principais modalidades são:
 
  • Garantia do Licitante
O principal objetivo é garantir que o licitante assinará o contrato de execução, mantendo o preço e as condições acordadas durante o processo de licitação.
  • Garantia do Executante Construtor, fornecedor ou prestador de serviços
Garante ao Segurado (contratante do serviço, construção ou fornecimento) indenização, caso o Tomador (contratada) deixe de cumprir os termos acordados em contrato. Ah, nas garantias de Execução, é possível também contratar cobertura adicional para ações trabalhistas e previdenciárias.
  • Garantia de Adiantamento de Pagamento
Garante que os adiantamentos de pagamentos concedidos pelo Segurado (contratante) sejam utilizados pelo Tomador (contratado) na forma e nas condições previstas em contrato. Assim, o Seguro Garantia para Adiantamento de Pagamentos garante antecipações sem a contrapartida imediata de fornecimentos, serviços e obras.
  • Garantia Judicial
Possibilita ao Réu substituir possíveis penhoras, bloqueios ou cauções em dinheiro pelo Seguro Garantia, até que o processo seja transitado em julgado. O Seguro Garantia Judicial traz várias vantagens, saiba tudo sobre elas aqui. LINK PARA O ARTIGO 1
  • Garantia Judicial Trabalhista
Os depósitos judiciais são uma forma da justiça brasileira garantir o cumprimento de obrigações e indenizações futuras enquanto os valores de uma ação ainda estão em discussão. Com o Seguro Garantia Judicial Trabalhista, o empregador pode oferecer a certeza do pagamento de uma possível indenização no futuro, sem que precise mobilizar, imediatamente, recursos do fluxo de caixa de sua empresa para isso.
  • Garantia Judicial Depósito Recursal
Para muita gente, esse ainda é novidade: de acordo com a nova legislação trabalhista brasileira, em vigor desde 11/11/2017, o empregador pode substituir os valores de depósitos recursais por Seguro Garantia. Dessa forma, a empresa poderá não prejudicar seu fluxo de caixa, deixando-o livre para aplicar nas próprias atividades.
  • Garantia Judicial para execução fiscal
Garante o pagamento de valores que o tomador necessite realizar no trâmite de processos de execução fiscal.
  • Garantia administrativo de créditos tributários
Garante a veracidade de créditos tributários em processo administrativo, na forma da legislação.

Bônus: Seguro Garantia x Fiança Bancária
Sim, o Seguro Garantia ainda é bastante confundido com fiança bancária - mais especificamente, o Seguro Garantia Judicial (saiba tudo sobre ele aqui). Mas você não precisa cair nesse erro: na verdade, a função dos dois produtos é a mesma, mas diferença é que a fiança bancária é emitida por bancos, que normalmente cobram mais caro e restringem sua contratação. Já o Seguro Garantia tem uma contratação mais simplificada, como você já percebeu. Principalmente, se ele for contratado através de uma corretora especializada, não comprometendo as linhas de crédito da empresa e custando muito mais barato. Guarde essa dica!

Mais sobre a Nosso PortoEspecializada em Seguro Garantia, a Nosso Porto é uma corretora de seguros reconhecida, focada em oferecer seguros personalizados para pessoa física e jurídica, de acordo com cada situação. Assim, sempre pensando em facilitar a sua vida, a Nosso Porto traz diversas soluções para proteger o que mais importa para você, dispondo da confiança dos analistas e subscritores para possibilitar negociações padronizadas de acordo com sua necessidade, sempre com informação de qualidade e custos apropriados. Saiba mais sobre nós aqui.

Ficou com alguma dúvida? Mande para nós! Será um prazer respondê-la.

 
Editorial, 02.MAIO.2018 | Postado em News
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...